575 172 Total Beneficiários

O que é FASER?

A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) e a GIZ, através dos programas Energising Development (EnDev) e Green People’s Energy (GPE) em Moçambique, criaram o Fundo de Acesso Sustentável às Energias Renováveis – O Fundo FASER responde à necessidade de propor alternativas para a redução da pobreza e encoraja o crescimento económico nas zonas rurais, urbanas e peri-urbanas de Moçambique, através do desenvolvimento de tecnologias modernas de energia renovável (por exemplo, fogões melhorados, sistemas solares, bombas de irrigação solar, etc.). FASER é um fundo de financiamento baseado em resultados (RBF).

O que é que o FASER quer alcançar?

O objectivo do FASER é estimular a cadeia de valor e distribuição dos mercados de tecnologia de energia moderna e renovável (ER) em Moçambique e promover uma adopção mais ampla dessas tecnologias em todo o país, contribuindo assim para os esforços do governo moçambicano no sentido de alcançar o ambicioso objectivo de proporcionar o acesso universal à energia até 2030. O Fundo promove enfaticamente a disseminação de tecnologias energéticas de alta qualidade em áreas peri-urbanas e rurais fora da rede, bem como uma maior aceitação destas tecnologias pelas mulheres. Além disso, visa ajudar as populações particularmente vulneráveis a ter acesso a uma energia fiável e moderna.

Objectivos do FASER

Handshake icon

Providing financial incentives that strengthen the financial capacity of private sector companies and civil society organisations involved in the value and distribution of energy technologies to expand their operations to more challenging demographics, including humanitarian crisis settings.

Box icon

Providing special incentives to motivate the private sector to expand into remoter markets, which are usually more difficult to penetrate and to target female customers.

Prize icon

Promoting the adoption of technical norms and standards of quality, safety and efficiency of renewable energy technologies by exclusively supporting certified and proven products

RBF
RBF

O que é financiamento baseado em resultados (RBF)?

O Financiamento Baseado em Resultados (RBF) é uma abordagem que recompensa as empresas por entregarem resultados previamente acordados. O RBF é, por conseguinte, um mecanismo de apoio ao sector privado, diferente das subvenções tradicionais. Ao contrário dos regimes de subvenções tradicionais, os regimes RBF só concedem incentivos em função dos resultados alcançados que tenham sido verificados.

Incentivos

FASER fornece incentivos financeiros ao sector privado com base na entrega de resultados concretos e pré-definidos, que serão cuidadosamente verificados por uma equipa de peritos de monitorização.

Incentivo Básico (IB)

o IB é un montante pré-fixado pago por unidade (Sistema PV ou ICS) vendida ao usuário final.

Incentivos de Resultados Chave

% RemotePlus:
Sistemas vendidos numa área remota com zonas pré-definidas.
% GeneroPlus:
Sistema vendido a uma familia ou empresa liderada por uma mulher.
% TierPlus:
Desempenho do fogão melhorado determinado no laboratório.

INCENTIVOS ESPECÍFICOS

Incentivo Humanitario
%
Zona de reassentamento
%
CovidPlus
%
Produtivo Utilização de energia: Appliance:
%
do preço

Contate-Nos

Contato
giz Deutsche Gesellschaft
für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH

Av. do Zimbabwe n.1536
Maputo, Moçambique
Web: www.giz.de

FASER - Fundo de Acesso Sustentável as Energias Renováveis em Moçambique
E. faser.moz@giz.de

 

Financiado por

 
 

Coordenado e implementado por

 

Apoiado por